A Parasha (porção) desta semana Ekev significa “calcanhar”. Ekev é a raiz do nome de nosso patriarca Yacoov, que em sua elevação recebeu o nome Israel. Nesta Parasha temos o “Shema Israel” (Escuta Israel), ele serve como uma conclamação para que a nossa parte mais elevada escute e realize. Podemos entender também que Ekev (calcanhar), é a base para o corpo se manter e caminhar na direção correta.
Devarim (Deuteronômio) significa “palavras”, estas são as palavras de Moshe Rabeinu (Moshe nosso mestre), ao povo que ele conduziu durante os 40 anos de peregrinação no deserto. Esse é o livro profético da Torah, nele Moshe demonstra ao povo os parâmetros que ele conheceu em sua relação com o Eterno, e ensina a Israel como alcançar esses patamares de relacionamento, por isso, devemos nos atentar para que os cumprimentos das Mitsvot (Mandamentos) tenham um objetivo maior, se conectar ao Eterno.
No cotidiano temos o costume de focar no imediato e deixar as coisas essenciais no segundo plano, e o cumprimento de Mistvot nos reordena os valores e a essência. Como uma aproximação da luz para vermos melhor ao nosso redor.
Quero destacar do texto o capitulo 10:16 a “circuncisão do coração”, “vocês deverão circuncidar o prepúcio de seus corações”. Segundo Rashi o prepúcio do coração é o bloqueio e a cobertura do coração. Durante nossa vida acrescentamos novas camadas a essa cobertura, chegamos ao ponto de dificultar as manifestações de nossos mais profundos e verdadeiros sentimentos, sentindo até mesmo dores físicas ao liberar estes sentimentos.
A partir capítulo 10:12 Moshe detalha os passos necessários para essa circuncisão, que resultará também em nosso próprio beneficio:
- Temer a Hashem;
- Seguir todos os seus caminhos;
- Amá-Lo;
- Servir a Hashem com o coração e alma;
- Guardar os mandamentos de Hashem;
Recebemos essa possibilidade não por nosso mérito, mas através do amor de Hashem pelos nossos antepassados.
Essa condição pode ser avaliada pelos seguintes resultados: Não favorecer e não aceitar suborno; Ser justo para com o órfão e a viúva; Amar o convertido; Temer a Hashem e o servir; Se apegar a Hashem.
Em Tehilim (Salmos) 34:19 o salmista diz: “ Está junto o Senhor aos quebrantados de coração e os esmagados em espírito Ele salva”.
Que este Shabat seja para rever nosso coração, nos aproximar de nossa essência, de nosso povo e alcançar novos patamares na nossa relação com Hashem.