✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHARGostou do Conteúdo?
Então CompartilhePodemos fazer uma divisão na parasha da seguinte forma:
– Filhos de Noach – cap. 6: 9-10
– O Diluvio – cap. 6:11 – 8:22
– Noach é ordenado a Popular o Mundo – cap. 9: 1-7
– O Eterno faz uma Aliança com a Humanidade – cap. 9: 8-17
– Cham ataca Noach – cap. 9: 18-29
– Descente de Noach – cap. 10: 1-32
– Torre de Babel – cap. 11: 1-9
– Descentes de Shem – cap. 11: 10-26
– Descentes de Terach – cap. 11: 27-32
Temos muito a aprender nesta parasha, no entanto gostaria de abordar dois assuntos que sempre me chamaram a atenção.
Antes é importante entender um pouco o que estava acontecendo nos dias, para então começar nossos apontamentos sobre a parasha.
No final da parasha de Bereshit, a humanidade estava com o objetivo de povoar a Terra cumprindo assim uma mistvá positiva de procriar e multiplicar-se. Mas a relação entre os seres humanos não estava caminhando de forma adequada de uns com os outros, podemos verificar no capitulo 6:5a 8de Bereshit:
“ Hashem viu que a maldade do homem aumentava na terra. Todo impulso de seus mais íntimos pensamentos era puramente para o mal, o dia inteiro”.
Ao ponto de Hashem arrepende-se de ter criado o homem, conforme Bereshit 6:6
“Hashem arrependeu de ter criado o homem...”
Diante desta situação Hashem decreta em Bereshit 6:7:
“Hashem disse: Eu Apagarei da face da terra toda humanidade que criei ...”
O termo apagarei foi utilizado pelo nosso sábio Rashi ao comentar esse passuk pois ele diz que caso Hashem realmente destruísse a humanidade não poderia deixar um homem vivo em uma arca, então Rashi apresenta como se Hashem decreta o dilúvio pois dessa forma existe a possibilidade de teshuva (correção) da humanidade.
No entanto fica um pouco contraditório ao analisar o passuk (versículo) anterior onde é apresentado que Hashem se arrepende da criação. Rashi ao apresentar a explicação do passuk 7, mostra que caso realmente Hashem tivesse a intenção de acabar com a criação, nós não estaríamos aqui estudando este assunto. Rashi também coloca que ha uma diferencia entre o pensamento de Hashem e a fala Divina. “ Que os pensamentos de misericórdia de Hashem foram transformados em julgamento” encontramos esta explicação no LikuteiShichot vol.15 p27.
E então termina a parasha de Bereshit com o passuk onde Noach encontra favor aos olhos de Hashem.
Ao ler o início da parasha conseguimos identificar as qualidades de Noach, nas quais Hashem ve a possibilidade de uma redenção para humanidade.
Como podemos verificar Bereshit 6: 9:
“Este são os descendentes de Noach: Noach era um homem integro....”
Rashi diz que quando a Tora menciona que ele era integro, ela o elogia, vemos isto no tanah em provérbios 10:7:
“ A menção de um homem integro é para abençoa-lo...”
Agora gostaria de ir adiante na parasha de Noach até chegar na parte onde narra os acontecimentos da Torre de Babel.
Logo após o dilúvio se passaram cerca de trezentos anos, e as nações se unem para construir uma Torre Gigante.
O texto nos traz algumas informações na quais vamos discorrer:
As nações se juntaram para uma construção de uma cidade em um vale, e em seu centro seria construída uma grande torre, para que se ocorresse novamente um diluvio não iria acabar com eles, para isso fizeram tijolos e queimaram.
Eles falavam a mesma língua, neste momento Hashem desce para verificar o que está acontecendo, e toma a decisão de confundir as línguas, gerando assim uma enorme confusão e com isso acaba dispersando o povo que ali estava.
Encontramos no Chumash Bereshit, edição YadMordechai, o seguinte:
“ ... Apesar de terem declarado guerra a Mim, e de seu pecado, teologicamente, ser por isso maior que os da geração do Dilúvio, Eu não os destruirei, por que ao menos eles eram unidos e agiam pacificamente uns com os outros. As pessoas do Dilúvio, ao contrário, eram dadas a disputas e roubavam umas das outras. Eu valorizo a paz entre as Minhas criaturas mais ainda do que valorizo o respeito que Me devem”.
Há de se lembrar que no dilúvio foi escolhida uma arca para salvação, Rashi ao explicar neste passuk, diz que Noach construiu a arca durante 120 anos, as pessoas poderiam perguntar por que você precisa disto? E ele respondia a eles “ Hashem trará um Dilúvio sobre o mundo” desta forma talvez eles se arrependessem, e seguiriam junto a Noach.
Neste Shabat vamos pensar o quanto Hashem é misericordioso com cada um, saibamos viver nestes tempos buscando a justiça e cuidando para fazer as melhores escolhas.
Shabat Shalom a todos !!!!
Gostou do Conteúdo?
Então Compartilhe