✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHARGostou do Conteúdo?
Então CompartilhePinchas neto de Aharon, filho de Elazar o Sacerdote, recebe do Et-rno o Pacto de Paz como recompensa por sua coragem ao ter executado Zimri (judeu) e a princesa medianita Kozbi por conduta não apropriada. Em virtude da estrategia do povo Moabita e Medianita em corromper os filhos de Israel, o Et-rno ordena a Moshe para que o povo mantivesse um estado de conflito com os medianitas para evitar aproximações, impedindo que novos fatos como o que havia ocorrido com Pinchás voltassem a acontecer e o povo não perdesse o foco nos importantes fatos que estavam para acontecer.
Após 39 anos D'us ordena a Moshe fazer um novo censo e chegam a um número de 601.730 homens aptos a servirem ao exército. Posteriormente o Et-rno orienta a Moshe como dividir a terra de Israel entre o seu povo. Nesse momento surge a questão das filhas de Tzelofchad que perderam o pai durante o periodo no deserto e não possuiam irmão para receber sua parte na divisão. Moshe consulta ao Et-rno para saber qual lei deveria usar nesse caso, e D'us responde que a solicitação delas é justa, e consequentemente deveria ser atendida.
O Et-rno ordena a Moshe subir uma montanha e de lá olhar a terra de Israel a qual o povo iria entrar em breve, e escolhe Yeoshua ben Nun como aquele que irá suceder a Moshe, e Moshe anuncia a todo povo a escolha.
Podemos extrair algumas lições importantes dessa parashá; no momento em que o Et-rno manda a Moshe manter o povo em ânimo conflituoso com os medianitas, sabemos que Sua intenção era não permitir que a estratégia de sedução utilizada pelos medianitas dessem mais maus resultados entre os filhos de Israel. Na vida prática sabemos que a convivência diária com pessoas de má índole pode de fato influenciar,a longo prazo, as atitudes e o caráter das pessoas que com elas convivem. Isso nos faz lembrar dos conselhos e ditados de nossas mães que sempre diziam: "Quem com porco anda farelo come ou Diga-me com quem andas que eu lhe direi quem és."
O caso das 05 filhas de Tzelofchad nos dá uma dimensão interessante do que é a lei e o que é a justiça. Está claro que dentro da lei costumeira da época as mulheres não teriam direito a herança na situação que as ilhas de Tzelofchad estavam. Apesar de tudo que seu pai havia feito como um Tzadik no periodo do deserto ele não estava lá para receber sua parte como era de direito. Moshe não sabe como resolver, e consulta ao Et-rno. O Et-rno lhe responde que a demanda delas era justa. É a partir desse fato, e da coragem por justiça dessas 05 mulheres, que a lei de herança é refeita não somente as beneficiando , mas a todas aquelas que posteriormente passassem por situação semelhante. Isso nos traz uma obrigação filosófica de sempre nos perguntarmos se a lei posta está ainda vestida do espirito de justiça que nos traz a torá.
Chama a atenção também nessa Parashá o número de pessoas que estão habilitadas ao exército de Israel naqueles dias, um pouco mais de 600 mil em números redondos. Isso é muito interessante, pois nos dias atuais, entre militares da ativa e da reserva continua sendo um pouco mais de 600 mil que continuam compondo o Exército de Defesa de Israel. Coincidência? Acredito que não.
Indubitalvelmente é a substituição de Moshe por Yeoshua uma grande lição dessa parashá. Sabemos da parashá Chukat os motivos que levaram Moshe a não entrar na terra de Israel, mas permitiu o Et-rno que pelo menos ele (Moshe) vislumbrasse com seus olhos a terra que Ele (o Et-rno) havia prometido, fato que Miriam e Aharon não puderam fazer. Ao escolher o sucessor de Moshe o Et-rno nos mostra que por mais virtudes que tenhamos, somos mortais e temos um ciclo. O ciclo de Moshe terminou ali, mas a preparação de Yeoshua se deu ao longo de todo o periodo em que passaram juntos no deserto. Ninguém é insubstituível, Moshe conduziu o povo até onde o Et-rno achou que deveria. De forma humilde, como sempre foi, Moshe aceita a determinação e prepara a transição para que Yeoshua comandasse o povo pelo caminho.
Fabio Fonseca
Gostou do Conteúdo?
Então Compartilhe