✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHARGostou do Conteúdo?
Então CompartilheParashá Vaiechi
Olá, estamos terminando a última Parasha do livro de Bereshit, e não podemos dizer que estamos terminando com chave de ouro, mas sim que estamos diante um grande acontecimento dos nossos antepassados que marca a origem da nossa nação.
O significado de nossa Parasha Vaiechi é : “e ele viveu”.
A Parasha narra quanto tempo nosso Patriarca viveu, bem como marca o término do período patriarcal.
Em uma Parasha cheia de acontecimentos podemos destacar alguns:
- Yossef jura enterrar Yaacov em Canaã
- As bênçãos finais de Yaacov
- Yaacov Morre
-A relação de Yossef com seus Irmão
- Yossef Morre
Gostaria de destacar que está descrito que os 17 anos de Yaacov no Egito foram os melhores anos de sua vida. Mesmo que estivesse em uma terra diferente, com uma cultura diferente, sendo este um lugar não muito elogiável, ele soube usufruir e tirar o melhor dele, o que nos mostra que, com a determinação correta, o lugar não define o homem, mas sim este o lugar.
Dentre as bênçãos de nosso patriarca gostaria de falar de uma em especial: a benção dos filhos de Yossef, Efreain e Manashe.
Yossef é informado pelo emissário de Yaacov de que seu pai está prestes a falecer. Neste momento Yossef sai prontamente para ir ao encontro de seu pai, levando com ele seus filhos e ao chegar pede para que seu pai os abençoem.
Nesta ocasião Yaacov manda chamar todos os seus filhos, pois ele iria dar a benção cada um deles.
Lembramos este fato todos os Shabatot, quando na cerimonia do Cabalat Shabat fazemoa a Benção dos filhos, quando o Patriarca da casa abençoa seus filhos homens com a benção “Iessimcha Elohim keefráim vechi menashe” e a matriaca abençoa as filhas mulheres é “ Iessimecha Elohim Kessará Rivcá, Rachel ve Leia”.
Aqui encontramos um contraponto interessante. Enquanto na bênção das mulheres deseja- se que elas sejam comparadas às nossas matriarcas; no caso dos homes a benção menciona que sejam comparados aos filhos de Yossef.
Encontramos o significado e o embasamento dessa bênção nesta Parasha .
A princípio aparece uma questão bem intrigante, pois Yaacov aos dar a benção aos filhos de Yossef inverte as mão para dar a benção ao menor, sendo alertado por Yossef que o mais velho era Menashe, o primogênito.
No livro do ColYeshiva, comentando na passagem de o RoshYeshivá de Porat Yossef, o Rabino YehudaTsadac coloca uma discussão filosófica entre Yaacov e Yossef sobre o direito de Menashe ser abençoado anteriormente, por ser o primogênito e também ser o seu braço direito no governo do Egito. Não podemos esquecer de que Menashe, segundo o Midrash, era um Ph.D. em línguas pela universidade do Nilo. O episódio de Bereshit 42:23, cita que o interprete que era usado por Yossef era o seu Filho Menashe.
No entanto Yaacov, entre os nossos três patriarcas, era conhecido como Ishtamyoshevohalim”, conforme encontramos no livro de Bereshit 25:27, ou seja, ele era um frequentador de lugares onde se estuda a Torá e passou por 14 anos no bêthamidrash de Shem e Êver.
Sendo assim, nosso Patriarca Yaacov passou a ensinar os seus filhos. Segundo o Midrash, Efrayim nos últimos 17 anos em que o seu avô passou no Egito foi ensinado por Yaacov.
Não que Menashe não fosse um seguidor da Torá e de seus caminhos, no entanto sua capacidade em ajudar seu pai e sua dedicação não era exclusiva ao estudo da Torá como era a de Efrayim. Por conta disso, o mais novo teria a preferência da berachá.
Ao finalizarmos nossa reflexão gostaria de mencionar um trecho do livro Nos Caminhos da Eternidade I, pagina 76:
“Assim sendo, todos os pais, em qualquer lugar e em quaisquer circunstâncias, ao abençoarem seus filhos usando a beracha que Yaacov deu a Efrayim e a Menashe, lembraram de sua tarefa maior, que é de educar seus filhos no caminho da Torá, mesmo em situações aparentemente desfavoráveis”.
Este ano no calendário gregoriano de 2020, está sendo um ano atípico, com uma situação muito desfavorável, em que perdemos muitos entes queridos. Dedico esta pequena reflexão em elevação das almas desses nossos entes que se foram e com a recuperação completa daqueles que ainda estão em uma situação delicada e que estão se recuperando.
Shabat Shalom!!!
Gostou do Conteúdo?
Então Compartilhe