A parashá desta semana, dentre seus temas, aborda um o qual é bastante atual e essencial: a Liderança.
Yitrô, ao encontrar-se com Moshé percebe que seu genro acumulava sozinho todas as funções de liderança dentre seu povo, e diz-lhe “O que tu estás fazendo não é bom. Tu estás caminhando para se esgotar, junto com esta nação que está contigo. Tua responsabilidade é grande”.
Em seguida, ouvindo seu sogro, Moshé escolhe dentre o povo representantes, homens justos, para julgar e administrar em pequenas instâncias as disputas diárias, o que faz com que surja uma nova forma descentralizada de organização social e judicial de seu povo, ficando nas mãos de Moshé a resolução e tomada de decisões mais complexas.
Vê-se então a evolução de Moshé como líder, pois que ao seguir o conselho de Yitrô, delegando funções e atividades, poderá direcionar todo seu espírito e foco em sua missão: ser o representante de D´us para o povo e trazer suas preocupações ao Eterno. Foi nesse cenário de melhoramento estrutural, diga-se propício, que o Eterno no Monte Sinai aparece diante de todo povo e com ele faz seu Pacto e outorga-lhe Os Dez Mandamentos.
Há mais de um ano o mundo tem vivido um de seus períodos mais difíceis em razão da pandemia causada pelo COVID-19, afetando todos os setores e camadas da sociedade de forma que passamos a um estágio de reaprender a viver. Porém, essa não é uma tarefa fácil quando não temos as rédeas de nossas vidas, principalmente quando esse aspecto é agravado por um cenário pandêmico.
Lutamos diariamente por nossos objetivos, nossa família e por nosso sustento. Cada um, dentro de si, ou em suas obrigações para com a sociedade, carrega uma responsabilidade imensa, a qual muitas vezes pensamos e achamos que não podemos suportá-la, quando na realidade a questão pode estar no líder dentro de nós.
Assim, como Moshé estava na iminência de ficar esgotado em sua missão, ouviu Yitrô que, antes de ensinar-lhe detalhadamente como organizar e liderar seu povo, sabiamente disse: “Agora ouve-me e D`us estará contigo”.
Sendo assim, é preciso olharmos com calma e intimamente dentro de nós, levantarmos e seguirmos em frente, organizando os aspectos de nossa vida que estão nos esgotando e nos fazendo mal. Viver não é de forma alguma fácil, agravando-se mais ainda na situação atual, mas ao começar a liderar melhor a vida como Moshé o fez com certeza, sem dúvida alguma, “D`us estará contigo”.