✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHARGostou do Conteúdo?
Então CompartilheO nome da parasha Vaetchanan, segundo Rashi, é uma súplica por um favor gratuito.
Moshe Rabenu suplicou a Hashem, para que pudesse entrar na terra de Israel e quando recebeu um “basta” de Hashem, ele aceita esta condição e em sua humildade volta ao povo para instruí-lo. Os que agora entrariam na terra, deveriam se lembrar constantemente de Hashem e do que Ele fez à Israel.
Um alinhamento só ocorre quando temos pontos de referência, assim para se fazer uma reta, tem que ter três pontos. Para que Israel vivesse de acordo com os mandamentos de Hashem, era necessário se lembrar de quem era, de onde veio e qual o propósito para o nosso povo. Esta lembrança esta no “Shema Israel” “Ouve Israel! o Eterno é nosso Deus! o Eterno é Um!”.
A desobediência resultaria na diáspora, prevista em profecia por Moshe, no capitulo 4:25-30
כה כִּי-תוֹלִיד בָּנִים וּבְנֵי בָנִים, וְנוֹשַׁנְתֶּם בָּאָרֶץ; וְהִשְׁחַתֶּם, וַעֲשִׂיתֶם פֶּסֶל תְּמוּנַת כֹּל, וַעֲשִׂיתֶם הָרַע בְּעֵינֵי יְהוָה-אֱלֹהֶיךָ, לְהַכְעִיסוֹ. “
25 Quando, pois, tiverdes filhos, e filhos de filhos, e envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, fazendo alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa, e praticando o que é mau aos olhos do Senhor vosso Deus, para o provocar a ira, -
כו הַעִידֹתִי בָכֶם הַיּוֹם אֶת-הַשָּׁמַיִם וְאֶת-הָאָרֶץ, כִּי-אָבֹד תֹּאבֵדוּן מַהֵר, מֵעַל הָאָרֶץ, אֲשֶׁר אַתֶּם עֹבְרִים אֶת-הַיַּרְדֵּן שָׁמָּה לְרִשְׁתָּהּ: לֹא-תַאֲרִיכֻן יָמִים עָלֶיהָ, כִּי הִשָּׁמֵד תִּשָּׁמֵדוּן.
26 hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, - bem cedo perecereis da terra que, passado o Jordão, ides possuir. Não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos.
כז וְהֵפִיץ יְהוָה אֶתְכֶם, בָּעַמִּים; וְנִשְׁאַרְתֶּם, מְתֵי מִסְפָּר, בַּגּוֹיִם, אֲשֶׁר יְנַהֵג יְהוָה אֶתְכֶם שָׁמָּה.
27 E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações para as quais o Senhor vos conduzirá.
כח וַעֲבַדְתֶּם-שָׁם אֱלֹהִים, מַעֲשֵׂה יְדֵי אָדָם: עֵץ וָאֶבֶן--אֲשֶׁר לֹא-יִרְאוּן וְלֹא יִשְׁמְעוּן, וְלֹא יֹאכְלוּן וְלֹא יְרִיחֻן.
28 Lá servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.
כט וּבִקַּשְׁתֶּם מִשָּׁם אֶת-יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, וּמָצָאתָ: כִּי תִדְרְשֶׁנּוּ, בְּכָל-לְבָבְךָ וּבְכָל-נַפְשֶׁךָ.
29 Mas de lá buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
ל בַּצַּר לְךָ--וּמְצָאוּךָ, כֹּל הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה; בְּאַחֲרִית, הַיָּמִים, וְשַׁבְתָּ עַד-יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, וְשָׁמַעְתָּ בְּקֹלוֹ.
30 Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz.”
Segundo o Rabino Isaac Aboab da Fonseca, no versículo 29 “de lá buscarás ao Senhor” aconteceu com os cativos da Espanha, “de toda a tua alma” aconteceu com os cativos da babilônia.
O Rabi Akiva disse: “Tudo esta previsto (no alto), entretanto, nos foi dado o livre-arbítrio; o mundo é julgado com bondade, e tudo depende da maioria dos atos.”
Temos presenciado hoje o retorno dos “marranos” ou “bnei anussim”, vítimas da inquisição espanhola e portuguesa, que de várias formas estão procurando se conectar a Hashem e a Torah. Neles há o cumprimento desta profecia, pela menção a idolatria no versículo 28.
“Lá servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.
Ainda estamos espalhados pelas nações e isso é uma consequência de nossas decisões, com o uso do nosso livre-arbítrio. A nossa diáspora já possui vários níveis, como no caso dos bnei anussim, que se tornaram uma diáspora dentro da própria diáspora.
Precisamos repensar as nossas posições e encontrar o que ainda nos impede de nos reunir e recitarmos juntos o “Shema Israel”.
Shabat Shalom
Gostou do Conteúdo?
Então Compartilhe